
O Rei lhe encarregou de uma missão difícil: criar maravilhosos jardins no meio do deserto para agradar sua Rainha. Você tem apenas algumas fontes à sua disposição: use-as para expandir áreas de vegetação, para florescer canteiros magníficos, e para plantar árvores majestosas.
Hoje vamos falar de um jogo com regras simples, mas de fritar o cérebro devido as diversas formas de pontuar. Ishtar: Jardins da Babilônia é um jogo de Bruno Cathala e Evan Singh, que chegou no Brasil pela editora Buró Jogos. Nele os jogadores fazem o papel de jardineiros com o objetivo de transformar o deserto nos Jardins Suspensos da Babilônia.
De forma resumida, o jogador compra uma peça de jardim e coloca-as no deserto para conseguir gemas e tentar dominar as fontes d’água. As gemas servem para plantar árvores, desbloquear habilidades ou para escolher peças de jardim melhores.


Algumas das habilidades são pontos de fim de partida, outras liberam condições de pontuar, por exemplo, pontos por árvores adjacentes a seus canteiros. Muitas vezes não será viável desbloquear todas. Aquela estratégia de fazer um pouco de tudo não parece funcionar aqui, é melhor fazer bem algumas coisas do que fazer tudo “meia boca”.
A pontuação se dá pelo controle de fontes (algumas cores valem mais), número de flores nos canteiros, árvores plantadas e algumas habilidades (se desbloqueadas).

Saber quais habilidades desbloquear e quando usá-las é um fator determinante, pois algumas habilidades só podem ser usadas uma vez na partida e definem toda a sua estratégia.
Rejogabilidade: Tabuleiro modular, Sorteio das fontes, Sorteio das peças de jardim, Sorteio dos vasos, Sorteio das cartas de Árvores e o Número de jogadores (aumenta o tamanho do tabuleiro), são fatores que fazem com que cada partida de Ishtar seja única.
Interação: os jogadores disputam as melhores peças de jardim, o domínio das fontes mais valiosas, e as cartas de árvores. Também é comum jogadas em que você consegue conter o crescimento do canteiro dos adversários, pois não é permitido conectar canteiros entre jogadores.

Qualidade dos componentes: todos os componentes são de excelente qualidade e acabamento (baseado na minha cópia).
Árvores: são feitas de madeira e bem detalhadas, pintadas de cor única (Verde) e sem rebarbas, nenhuma com defeito.
Fontes: são feitas de plástico e sem rebarbas.
Cartas: qualidade do papel = padrão, qualidade da impressão = excelente, incluindo duas cartas promo metalizadas.
Insert: como em muitos jogos, o insert não acomoda como deveria as cartas com sleeves, no meu caso dividi as cartas em dois montes de forma que não ficaram “correndo” dentro da caixa, mas né…
Gemas: são feitas de acrílico e com ótimo acabamento.
Tiles e mapas: excelente qualidade de acabamento e impressão.
Ponto extra: os tiles vem destacados o que significa menos peso na caixa (Frete) e menos lixo.
Ishtar é um bom jogo para iniciantes e também agrada os jogadores mais experientes. Pode ser jogado em 2 a 4 pessoas e cada partida demora entre 45 e 90 minutos.