
Todos nós já cruzamos ao menos uma vez na vida com o jogo de tabuleiro trilha. Também chamado de Moinho ou de Marel, esse é um dos jogos mais clássicos da cultura ocidental, e remonta a períodos histórias muito antigos.
Não à toa, é normal que muitas pessoas já tenham tido ao menos um tabuleiro de trilha na vida, normalmente incluídos nos kits de jogos que costumam incluir outros clássicos como o jogo da velha, damas, gamão e ludo.
Sua premissa é simples, mas a mecânica do jogo é interessante e permite a prática de vários níveis de estratégia para pessoas de todas as idades. Embora não seja o mais popular entre os jogos de tabuleiro antigos, o Moinho deixou uma enorme contribuição na forma como elaboramos jogos atuais, e é importantíssimo como parte da evolução dos jogos.
Confira a interessante história desse jogo, suas regras e sua contribuição para o mundo dos jogos de tabuleiro atuais:
História do jogo de tabuleiro trilha
O jogo de tabuleiro trilha mais antigo já encontrado até hoje conta com mais de 3.400 anos, e data de 1400 anos a.C, originalmente do Egito. Outros tabuleiros milenares do jogo foram encontrados no Srilanka, e em um navio Viking, datando de 900 a.C.
De forma um pouco mais recente, sabe-se que o jogo foi imensamente popular na Europa há cerca de meio milênio. Seus tabuleiros foram encontrados em mosteiros e em vilas de diversas partes do continente, incluindo as ilhas britânicas.
Embora o jogo de tabuleiro trilha não esteja entre os mais comuns da atualidade em comparação a damas, por exemplo, ainda é bastante popular. Kits de jogos tradicionais normalmente o incluem, e a maioria das pessoas já jogou uma partida ao menos uma vez na vida.
Porque jogar hoje em dia?
Antes de mais nada, é necessário dizer que não existe jogo velho demais para ser jogado nos dias atuais. Todos os jogos que interagem com nossa capacidade lúdica merecem tempo e respeito como atividade de descontração e desenvolvimento.
Mas o jogo de tabuleiro trilha, com toda sua história e popularização, é especialmente interessante para os apaixonados por jogos. Sua importância história torna impossível separar várias das características de tabuleiros atuais das suas contribuições no passado.
Noções básicas de jogos, como a ideia de casas andadas, hierarquia de possibilidades de atuação, readequação dos movimentos para equilibrar os momentos finais da partido e hierarquia de peças são tão presentes nos jogos mais atuais quanto no bom e velho Moinho.
Jogar algumas partidas deste jogo permite ao apreciador de tabuleiros entender a importância de uma mecânica sólida. Por mais simples que possa parecer, é um jogo extremamente envolvente e instigante, e é uma lição poderosa de dinâmica de um bom jogo.
Como jogar trilha?
Jogar trilha não é complicado, mas exige atenção às suas regras para o domínio completo do jogo. O tabuleiro é formado por três quadrados concêntricos com ligações, gerando um total de 24 casas jogáveis.
Cada jogador conta com nove peças que não estão dispostas no tabuleiro, inicialmente. Alternadamente, cada jogador coloca uma peça no tabuleiro por vez, até que todas as 18 estejam dispostas.
Em seguida, cada jogador pode mover uma peça para uma casa adjacente, sem pular casas. Quando o jogador forma uma linha ininterrupta de 3 peças (chamada de moinho), tem direito a eliminar uma peça do oponente à sua escolha.
As peças que não fazem parte de moinhos devem ser eliminadas antes da eliminação dos moinhos. O objetivo final do jogo é reduzir o oponente a apenas duas peças, quando não tem mais possibilidade de formar um moinho e, portanto, perde.
Quando um jogador é reduzido a apenas três peças, tem o direito de mover a peça livremente em seu turno, sem precisar se limitar à casa adjacente.
Variações do jogo de tabuleiro trilha
Embora o modelo clássico de trilha seja jogado com 24 casas e 9 peças por jogador, variações desta versão existem há muito tempo ao redor do mundo. Exemplo típico é a versão com quatro quadrados concêntricos, que aumenta a quantidade de casas disponíveis e peças, bem como a quantidade de peças em linha para poder eliminar.
E você, já conhecia as regras desse interessante jogo que faz parte da história lúdica ocidental? Que tal jogar uma partida em homenagem à história dos jogos de tabuleiro?